O resultado do II Prêmio Nacional Expressões Culturais Afro-Brasileiras, foi divulgado bem depois do esperado. Deste modo, cancelamos a exposição no local que estava reservado para que o espaço não ficasse ocupado sem sabermos quando sairia o resultado.
Assim que fomos notificados da seleção do projeto “Afro Retratos” surgiu o grande desafio: onde realizar a exposição. Após algumas ligações, emails e visitas a espaços que não necessariamente eram de voltados às artes visuais, conseguimos fechar com a Trackers.
Localizada na região central de São Paulo, em frente à célebre Avenida São João, este espaço de ensino de arte e cultura recepcionou a exposição “Afro Retratos” após fazermos alguns acordos como uma pequena reforma no primeiro andar, onde está a exposição que ocupa quatro salas. As mesmas se transformaram em cubos brancos para recepção de doze pinturas que representam quatro continentes: África, America, Ásia e Europa.
Como ocorre com as pinturas que estão na exposição que refletem sobre identidade, cidade, transitoriedade e globalização, acreditamos que a Trackers e o local onde está situada possuem essa mesma conotação. Alem de ser um local popular o que, certamente, facilitará a visitação.
Aos poucos a construção vai tomando ares de espaço expositivo…