Texto de Leno Silva no boletim “Outras Impressões da Terça”

Outras Impressões da Terça

Manifestações livres sobre qualquer assunto
Ano III – número 122 – 7/8/2012
 Por Leno F. Silva

Conheci a Renata Felinto em 2004, no Museu Afro Brasil, onde ela integrava a equipe de monitores educacionais e, entre outras atividades, revelava para os visitantes o que havia de história e de informação em cada uma das obras de arte expostas.

Desde então a reencontrei em diversas situações e sempre notei as suas transformações. A jovem monitora é, hoje, uma artista plástica talentosa, e que sabe exatamente qual o tratamento e o espaço social que ela quer dar ao seu trabalho.

Por isso, não foi surpresa constatar a qualidade dos seus Afros Retratos, um conjunto de doze pinturas constituídas a partir da observação e da pesquisa de imagens de diversos grupos étnicos: do território de Angola, asiáticas, americanas, e europeias.

Segundo Alexandre Araujo Bispo, curador da exposição, “Renata Felinto atualiza por meio de uma espetacularização cromática a potência do rosto feminino de fenótipo afro, manipulando um imaginário social que tende a reduzir as culturas africanas e afro-brasileiras à alegria barroco-carnavalesca. Mas, para além da beleza plástica de suas atraentes figuras o que se investiga são as possibilidades de muitas mulheres em uma só”.

Vale muito a pena visitar a mostra e ver, de perto, o talento dessa mulher guerreira, que sabe muito bem quais caminhos quer percorrer, e os espaços que ela ocupará, cada vez mais, neste mundo. Axé! Por aqui, fico. Até a próxima.
Serviço:
Afro Retratos, de Renata Felinto, trabalho vencedor do 2º Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileira, categoria Artes Visuais, edição 2011
Tracker Tower
Rua Dom José de Barros, 337, Centro, São Paulo, esquina com a Av. São João, altura do nº 519, ao lado da Galeria Olido
Visitação até 18 de agosto de 2012, de segunda à sexta, das 14 às 20 horas e, os sábados, das 14 às 18 horas.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s